Doença Falciforme

O sangue é formado pelo plasma (parte líquida do sangue que contém diversas substâncias), hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas (fragmentos celulares).

A Doença Falciforme é causada pela presença de uma Hemoglobina anômala, a Hemoglobina S nos glóbulos vermelhos.

A anemia se caracteriza pela redução na quantidade de hemácias na circulação sanguínea.

Existem 3 razões para que isso aconteça:

  • A medula óssea está doente e com pouca capacidade de gerar hemácias novas.
  • Alguma doença está provocando a destruição precoce das hemácias circulantes no sangue, antes dos 120 dias habituais de vida.
  • O paciente está perdendo hemácias de forma rápida devido a sangramento em algum ponto do corpo.

A leucemia, que é um tipo de câncer do sangue, é provocada pela produção exagerada de leucócitos. A medula óssea doente passa a produzir leucócitos defeituosos e de forma descontrolada.

Listamos abaixo as dúvidas mais comuns referentes ao tema.

A anemia pode virar leucemia?

A anemia não vira leucemia. Mesmo que anemia não seja tratada adequadamente, não há nenhum risco de ela virar leucemia nem a curto nem a longo prazo.
Obs.: Mas o contrário pode ocorrer. Pacientes com leucemia não só podem, como frequentemente desenvolvem um quadro de anemia.

A anemia é um sinal de má alimentação?

Existem outros fatores que podem levar à doença. Um exemplo é a anemia falciforme, condição hereditária em que o corpo produz um tipo diferente de hemoglobina que prejudica o transporte de oxigênio pelo sangue. Ainda assim, a má alimentação é a principal causa de Anemia em crianças. Em adultos, ela raramente é causada por fatores alimentares, sendo, muitas vezes, sinal de inflamação, doença dos rins, infecção, câncer, gastrite ou sangramento.

A diabetes pode causar anemia?

Um dos possíveis problemas ocasionados pela diabetes é o comprometimento da função renal e aparecimento de um quadro de anemia.

A leucemia é mais comum em crianças do que em adultos?

Apesar de ser o tipo de câncer mais comum em crianças, a maior incidência da leucemia é entre adultos. Quanto maior a idade, maior o risco de desenvolver a doença. Com exceção da leucemia linfoide aguda, que é o tipo mais comum em crianças.

O diagnóstico precoce da leucemia aumenta as chances de cura?

Quando detectado no início, o câncer chega a ter 80% de chances de cura. Mas, para isso, é preciso ficar atento aos sintomas, que podem ser confundidos com outras doenças.
São eles:

  • Febre acima de 38 graus
  • Dor nos ossos ou articulações
  • Hematomas, pontos vermelhos na pele e/ou sangramentos inexplicados
  • Anemia
  • Cansaço frequente e perda de peso sem razão aparente
  • Ínguas no pescoço, axilas ou virilha
  • Infecções frequentes, como candidíase ou infecção urinária.

A suspeita da doença pode ser confirmada por meio de exames de sangue e análise da medula óssea, também realizada para saber se a leucemia está respondendo ao tratamento.

Doença Falciforme “pega”?

A Doença Falciforme é uma doença hereditária, não contagiosa. A criança já pode manifestar a doença desde o nascimento com icterícia (pele e olhos amarelos) e anemia.

A Doença Falciforme é diagnosticada no teste do pezinho?

A Doença Falciforme é uma das doenças pesquisadas no teste do pezinho! Seu diagnóstico, ainda no primeiro mês de vida, ajuda a iniciar o tratamento precoce e minimizar o risco de complicações.

Existem vários tipos de Doença Falciforme?

Exato. Existe Doença Falciforme – SS, SC, SD, S Beta Talassemia. A forma SS costuma evoluir com maior gravidade e mais complicações.

Traço falcêmico é doença?

O traço falcêmico não é doença! A pessoa com traço não precisa de acompanhamento específico. Porém deve ser orientado sobre o risco de ter filhos com Doença Falciforme caso duas pessoas com traço se relacionem.

Pessoa com Doença Falciforme precisa receber transfusão de sangue?

Na Doença Falciforme é muito comum precisar de transfusão de sangue. Para não faltar sangue para ninguém que precisa, devemos manter os bancos de sangue abastecidos com doações.

    Comments are closed

    WhatsApp
    (21) 999 956 816
    Central de Atendimento
    (21) 2621 6161
    Desenvolvido por C Comunicação

    Resultados de Exames

    Digite nos campos abaixo o usuário e senha que constam no cartão do laboratório Bittar que você recebeu no atendimento.