O que parece ser um simples exame médico para a maioria dos adultos pode ser um grande desafio para a pessoa idosa, cuja saúde em geral é mais frágil.
Os idosos normalmente têm diferentes problemas de saúde e frequentemente mais complicados, mas que não devem ser negligenciados.
Quando se trata da realização de exames laboratoriais, é preciso também ter cuidados especiais. Selecionamos alguns motivos para redobrar a atenção e principalmente ter empatia.
- Os idosos são mais propensos a terem visão e audição reduzidas e apresentarem alterações cognitivas. Por isso, é difícil para eles seguirem instruções ou entenderem o que deve ser feito para que as amostras sejam coletadas de modo correto.
- As pessoas mais velhas também têm mais problemas de diminuição do equilíbrio e de mobilidade, fatores que podem fazer com que algumas amostras sejam mais difíceis ou mais perigosas de serem coletadas.
- Mesmo um exame de sangue pode ser mais complicado porque a pele do idoso é mais fina, o tecido subcutâneo é menos resistente e as veias são mais frágeis e propensas à ruptura quando perfuradas. Os idosos podem ter preferência por um coletador em particular, que sabe lidar melhor com eles.
Nossos profissionais estão preparados para prestar um atendimento de qualidade e empático.
Devido as particularidades dos idosos, a coleta domiciliar também deve ser considerada. Fazer as coletas em casa é mais confortável e seguro.